sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Facetas de porcelana

O sorriso é a mais bela expressão do ser humano, é um estado de alma que revela nosso mundo interior. Um sorriso pode decidir muitas situações em nossas vidas, pode fechar aquela venda, conquistar aquele cliente, uma amizade, um amor ou, simplesmente, irradiar para o mundo a sua alegria de viver. Quando rimos oxigenamos nosso cérebro e exercitamos vários músculos faciais e abdominais. O efeito que um sorriso provoca pode aumentar e fortalecer o sistema imunológico, relaxar o corpo e a mente, melhorar a circulação e a pressão arterial e promover uma sensação de bem-estar geral. Mas para que isso aconteça é preciso sorrir com prazer, sem vergonha, medo ou dor.


Acontece que é comum as pessoas priorizarem outros eventos em suas vidas e deixarem de cuidar dos dentes. O cirurgião dentista Dr. Eduardo Gurkewicz, especialista em periodontia e implantodontia, afirma que muitas pessoas deixam de procurar um dentista porque se esquecem de si mesmas; outras porque têm medo do tratamento ou não conseguem encontrar um profissional que transmita segurança. “Essas pessoas chegam ao consultório com o tratamento pela metade, com próteses inadequadas, desgastadas ou com infiltração, com cáries, com as raízes, gengiva e ossos danificados. Geralmente, só procuram um profissional de odontologia quando sentem dor e os dentes já estão bastante prejudicados”, conta o dentista.

Além desses empecilhos criados pelos próprios pacientes, ainda há aqueles que deixam de procurar um profissional porque, sem efetivamente fazer uma pesquisa, imaginam que o preço é inacessível. “Todos que necessitam de cuidados bucais devem buscar informações sobre os custos e o tempo médio gasto para realizar um tratamento odontológico. Hoje em dia, existem diversos planos de tratamento, portanto, a partir do momento em que dentista e paciente definem um planejamento, é possível fazer o tratamento por etapas, diminuindo o custo”, ressalta o especialista.

A dona de restaurante Verônica Rosa, de 58 anos, há dois vem transformando seu sorriso através de implantes dentários. Por muitos anos sua prioridade foi cuidar da família e só agora arranjou tempo para conquistar o sorriso que sempre sonhou. “Com o falecimento de minha irmã, aos 28 anos assumi a criação de meus três sobrinhos e os cuidados com minha mãe. Eles sempre foram minha prioridade. O tempo passou e acabei esquecendo de mim. Depois que meus sobrinhos cresceram e se tornaram independentes resolvi cuidar da minha saúde bucal e melhorar a autoestima”, conta Verônica. A saúde também é muito importante para a dona de restaurante, que passou pela triste experiência de perder um irmão vítima de câncer de boca. “Estou muito feliz, minha autoestima está lá em cima e melhorei minha saúde, o que, pela experiência que tive, me deixa mais aliviada”, afirma.

Ter uma boca saudável é extremante importante para a saúde do corpo todo. “Os dentes são essenciais para o bem-estar de uma pessoa. Eles são responsáveis pela mastigação que, se bem feita, evita problemas como azia, má digestão e sonolência após as refeições”, diz Dr. Eduardo, que alerta: “a boca é uma porta de entrada de problemas para diversas partes do corpo”. Para o dentista, infecções da gengiva podem ser perigosas para pessoas que possuem risco de problemas cardíacos. A infecção conduz bactérias pelos vasos microcapilares, podendo causar uma reação inflamatória capaz de obstruir vasos maiores, como o do miocárdio, causando um infarto. Mais ainda, as bactérias de uma boca mal cuidada, quando entram na corrente sanguínea, podem causar febre reumatoide e infecções em outras partes do corpo, como olhos, nervos, articulações e pulmão.
Dr. Eduardo recomenda a visita ao dentista a cada seis meses. “Quem visita o dentista regularmente garante uma higiene bem feita e completa, pois não dá tempo para que os problemas apareçam. Embora a odontologia evolua a cada dia, buscando tornar os tratamentos cada vez mais seguros, confortáveis e acessíveis, um de seus principais focos ainda é a prevenção”.

A odontologia no Brasil não deve nada para a tecnologia odontológica norte-americana, europeia ou asiática. Os tratamentos da odontologia estética estão cada vez mais seguros, simples, menos agressivos e ao alcance de quem precisa. São implantes, clareamentos a laser, facetas e porcelana entre outras opções para devolver a satisfação em sorrir.
Muitas vezes, a implantodontia é a melhor opção para resgatar, em pouco tempo, o prazer de um sorriso sem constrangimento e uma mastigação eficiente. É possível recuperar os danos causados durante anos em poucos meses. “Entre o planejamento e a execução do trabalho é possível recuperar o que se deixou de fazer em 10 anos, em 90 dias. A velocidade dos resultados avança a cada dia e, o mais importante, com cuidado”, explica Dr. Eduardo.
O bancário e professor João Augusto Antero, de 50 anos, resolveu melhorar a saúde e a estética do seu sorriso por meio de implantes e facetas de porcelana: “problemas em meus dentes posteriores, muitas obturações, tratamentos mal feitos e provisórios, danificaram meus dentes por anos e me fizeram querer melhorar o sorriso. Há quatro anos fiz o tratamento e hoje me sinto mais seguro, com um sorriso espontâneo. Faço manutenção e profilaxia periodicamente. Recomendo que as pessoas não deixem os tratamentos para depois”.
O sonho da empresária Geneci de Souza Perotti, de 49 anos, sempre foi tratar os dentes através de implantes. “Há cinco anos substituí meus dentes por implantes. Fiz o tratamento por motivos estéticos e sinto como se eles fossem naturais. Visito o consultório do Dr. Eduardo regularmente para realizar procedimentos de manutenção”, conta a empresária. O dentista explica que todo tratamento de reposição de dente através de implante precisa ser analisado e planejado. “Por meio de um exame clínico completo e um bom planejamento, que inclui exames específicos, é possível oferecer ao paciente todas as opções de acordo com sua situação odontológica e estrutura óssea”, explica Dr. Eduardo, que completa: “os prós e contras de cada opção precisam ficar claros, pois tem gente que pensa que a opção mais econômica vai oferecer o mesmo conforto e segurança de outras”.
A decisão final pelo tipo de implante acaba sendo do paciente, desde que coincida com suas condições ósseas e possibilidade de execução. Dr. Eduardo diz que o sucesso depende de um triângulo, ou seja, conhecimento do profissional, saúde e condições ósseas do paciente e qualidade e preço dos materiais. “A chave do sucesso a médio e longo prazo é a manutenção. Muitas pessoas fazem o tratamento e perguntam se podem relaxar por alguns anos. A resposta é não. Não  podemos deixar que a história se repita. Se não houver cuidados, a situação pode se agravar mais ainda”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário